Comunicação com o cliente: 4 ferramentas que você não pode perder

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Fidelizar um cliente para que ele volte a comprar na sua empresa é economicamente mais viável do que os investimentos em marketing para atrair novos clientes. Porém, para conseguir isso, é preciso ter uma boa comunicação com o cliente.

Além de ter uma equipe preparada para prestar o melhor atendimento ao cliente, também é necessário ter as ferramentas de comunicação apropriadas. Por isso, separamos aqui neste artigo algumas que você pode precisar.

1. Chatbots, robôs trabalhando para a sua empresa

E por falar em chats, o chatbot também é uma ferramenta muito útil para que você se comunique com o seu cliente, pois ele pode ser aplicado tanto no seu site quanto em outros meios como o Messenger do Facebook ou Whatsapp, por exemplo.

Chatbots nada mais são do que robôs que conversam com os seus clientes via chat. A comunicação deles pode ser simples (a ponto de responder algumas perguntas mais recorrentes) ou complexa (ao nível de enviar informações por e-mail caso tenha integração com um software que tenha essa função).

Dessa forma, eles podem responder todos os clientes que procurarem a sua empresa de forma instantânea e 24 horas por dia, de modo que o seu público nunca ficará sem atendimento.

2. CRM, a ferramenta de gestão dos seus clientes

O CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Ele traz várias funções que facilitam o contato da sua empresa com os clientes, tais como automação do envio de e-mails. Por meio do CRM, você pode enviar sequências de e-mails para engajar a sua lista de leads até que eles estejam prontos para falar com o seu time comercial.

E esse contato também pode ser feito telefonicamente pelo CRM, com a vantagem de tê-las gravadas. Aliás, todos os registros  ligações, e-mails, engajamento nas ações de marketing, entre outros  ficam registrados no perfil do cliente no CRM, o que facilita consultar o seu histórico de contato com a empresa.

3. SAC 2.0, atendimento pelas redes sociais

Se mais de 100 milhões de brasileiros estão no Facebook, certamente o seu público também está inserido nas redes sociais. Portanto, mais do que estar presente nelas, sua empresa precisa ter uma boa comunicação com seus clientes por lá.

Muitas pessoas têm usado as redes como um SAC que o mercado acabou chamando de SAC 2.0 ou SAC Social. Se antes os clientes costumavam ligar para receber um atendimento da sua empresa, hoje muitos usam o Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras redes, com esse intuito.

Por isso, esteja sempre atento às mensagens que chegam por esses canais, pois muitas delas podem ser de clientes precisando ser atendidos.

4. Skype, comunicação com o cliente por vídeo e voz

A ferramenta mais utilizada para videoconferências de negócios deve estar tanto no seu desktop quanto no seu celular. Ela é uma forte aliada de um dos maiores ativos do seu negócio: o tempo!

Afinal, imagine se você ou seus colaboradores precisassem se deslocar até o cliente a fim de ter uma reunião. Como se não bastasse o dinheiro para o deslocamento, o desgaste do tempo seria letal para o time comercial.

O Skype também conta com um chat que pode ser usado para responder perguntas mais pontuais dos clientes, pois a principal função do software são, de fato, as chamadas por voz ou vídeo.

A comunicação com o cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, facilitar esse processo para o seu consumidor garante satisfação e gera fidelização. Não deixe de investir nessa etapa!

E por falar nisso, agora que você já conhece as principais ferramentas para ter uma melhor comunicação com o cliente, confira também este artigo que escrevemos trazendo as 7 vantagens do uso de videoconferência para reuniões.

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