Crescimento da empresa: veja com 5 dicas se sua empresa está pronta

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo dono de negócio tem o objetivo de fazer a sua empresa crescer em termos de tamanho e faturamento. Porém, tudo deve ocorrer dentro do tempo certo. Logo, antes de dar um passo maior no seu negócio, é preciso saber se você está no momento correto para o crescimento da empresa.

Para identificar se tal período chegou, redigimos este artigo com os principais indicadores. Vamos a eles?

1. Não é mais possível fazer a gestão sozinho

Se você não estiver mais dando conta de todas as suas tarefas, a ponto de precisar diminuir o ritmo de trabalho e delegar boa parte delas, é sinal de que a sua empresa está apta para crescer.

O ponto da mudança, aqui, é que você, como gestor, precisa passar a agir de forma mais estratégica. Afinal, seus colaboradores podem executar as tarefas operacionais enquanto você deve se certificar de que elas estão de acordo com as metas e objetivos do negócio.

2. A sua empresa está estável

Se a sua empresa conseguiu alcançar relevância de mercado e uma carteira de clientes, isso é ótimo! Afinal, mostra que ela está pronta para crescer. Uma vez que o seu negócio tenha atingido essa estabilidade, você deve, então, tomar o próximo passo para levá-lo ao seguinte patamar do crescimento.

Não fique estagnado, mesmo com a empresa prosperando. Afinal, se você não evoluir, seus concorrentes, certamente, evoluirão e o deixarão para trás.

3. A empresa de locação para eventos tem uma cultura organizacional

A cultura organizacional é um grupo de regras, costumes e valores que são seguidos pelos colaboradores, sobretudo, quando você e os gestores estão ausentes. Em outras palavras, ela atua como um manual de comportamento que estimula todos a crescerem junto à empresa de locação para eventos.

Caso essa cultura já tenha sido implantada no seu negócio, é outro indicador de que ele está pronto para crescer ainda mais.

4. São necessários números da sua empresa para o crescimento

Os números da sua empresa (também conhecidos como KPIs) são indicadores de resultados que mostram o caminho que está sendo trilhado em direção ao objetivo do negócio. Você pode analisá-los por meio de sistemas, softwares ou planilhas.

Se levantar esses indicadores e acompanhá-los se tornou uma tarefa difícil por exigir relatórios mais elaborados, esse é mais um sinal de que a empresa está pronta para crescer.

5. Existem especialistas em diferentes áreas para suporte

Você não pode gerir todos os setores da sua empresa, o que torna necessária a contratação de funcionários que tomem conta da gestão de cada um deles para você: recursos humanos, financeiros, vendas, marketing, e assim por diante.

Se o seu negócio estiver maduro o suficiente a ponto de você precisar fazer essas contratações, é um indício de que ele está no momento de crescer. Afinal, parte do crescimento corresponde justamente à delegação de competências que você não tem. Por mais que você possa entender um pouco sobre controle financeiro, o gerente desse departamento precisa entender mais do que você.

Se o seu negócio estiver dentro desses cinco pontos que levantamos aqui neste artigo, então, é chegado o momento de iniciar o crescimento da empresa. Deixe um comentário dizendo como essa transação tem ocorrido para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *