Descubra por que você deveria diminuir seu ritmo de trabalho!

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde pequenos ouvimos dizer que o trabalho árduo é o caminho a seguir para alcançar objetivos e sonhos. Isso faz com que muitos donos de negócio, por exemplo, tenham um ritmo de trabalho muito acelerado.

Porém, aos poucos, isso pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde, vida pessoal e para a própria gestão da empresa. Por isso, aqui neste post, trazemos alguns motivos pelos quais diminuir o ritmo de trabalho pode ser preciso.

Quantidade não é igual a qualidade

Para que o seu trabalho seja feito com qualidade, não adianta assumir diversas funções e responsabilidades. Afinal, fazer uma tarefa bem-feita, muitas vezes, é melhor do que fazer várias tarefas cujos resultados sejam medianos.

Portanto, corte da sua lista todas as atividades que não sejam muito importantes ou que não precisem ser feitas por você. E sempre observe que você pode delegar algumas delas a outros membros da sua equipe.

Tenha pensamento em longo prazo

Outro pensamento que rodeia a cabeça de quem trabalha demais é que aumentar o ritmo trará os resultados num prazo menor. Porém, para que tanta pressa?

Você não precisa, por exemplo, trazer o dobro de resultados em um mês. Você pode, no lugar disso, montar um plano para fazer a empresa crescer dentro de um ano e conseguir manter esse patamar em longo prazo.

Busque, todos os meses, promover ações em que você e sua equipe cumpram as metas levem a empresa de encontro a esse objetivo. Aliás, por falar nos seus colaboradores…

Você está dando um mau exemplo

Como líder, você exerce influência sobre seus liderados. Portanto, sua rotina de trabalho e as metas que você estabeleceu para si mesmo são observadas e podem ser espelhadas pelos membros do seu time, e isso é prejudicial a todos.

Afinal, pense no ambiente como um todo: você gostaria de ter uma empresa onde os colaboradores se dedicam para executar o melhor trabalho ou onde todos disputam para ver quem trabalha o maior número de horas?

Descansar é preciso

Algumas pessoas pensam que dormir oito horas é muito e que tirar uma hora de almoço também é um tempo que poderia ser mais bem aproveitado em termos de trabalho. Porém, é um erro pensar assim.

Descansar é preciso para os seus pensamentos funcionarem com mais eficiência, as suas tomadas de decisão serem mais justas, seu raciocínio e produtividade serem maiores.

Por isso, durma a quantidade de horas que o seu corpo realmente precisa e lembre-se de que o seu negócio não vai parar se você usar aquela meia horinha extra do horário de almoço para descansar.

Pense na sua família e amigos

Geralmente, trabalhamos muito para ter uma maior qualidade de vida. Porém, não existe qualidade se tivermos de abrir mão dos momentos de lazer com as pessoas que amamos por causa do trabalho.

Claro que o trabalho é importante, mas ele não é tudo. Da mesma forma que você prioriza a entrega daquele relatório, coloque em primeiro lugar aquela tarde de domingo com a sua família.

Formas de diminuir o ritmo de trabalho

Por fim, trazemos aqui algumas dicas para que você consiga diminuir o seu ritmo laboral:

Aprenda a diferenciar o fundamental do essencial

Sim, existe uma enorme diferença entre um e outro. Por exemplo: dormir é fundamental, estar disposto e descansado para trabalhar é essencial.

Aprenda a dizer “não”

Como dissemos, você não precisa trabalhar tanto, e todos que atuam com você precisam saber disso. O máximo que pode acontecer é receber uma antipatia de volta caso diga que não pode fazer determinada coisa.

E você? Como anda o seu ritmo de trabalho? Deixe um comentário aqui no post e conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *