Entenda como um bom orçamento ajuda a aumentar o lucro da empresa

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Preparar (e apresentar) um bom orçamento para clientes contribui para aumentar as vendas da empresa. Quando a proposta de prestação de serviço é bem elaborada, contendo todas as informações necessárias, em uma “embalagem” feita cuidadosamente, inspira confiança e credibilidade.

Isso valoriza a imagem da organização e aumenta as chances de fechar o negócio. No entanto, é preciso estar atento a alguns pontos importantes para que o documento seja satisfatório e atenda as expectativas do contratante.

O orçamento precisa ser completo e descrever tudo corretamente, incluindo o prazo de validade daquela proposta. Isso pode evitar prejuízos para a empresa caso a pessoa deseje pagar o preço discriminado no documento, mesmo após as peças ou o serviço terem sofrido reajuste do seu valor.

Para evitar dissabores e aumentar as chances de assinatura do contrato, observe as dicas abaixo e mãos à obra!

Personalize a proposta de acordo com o cliente

A sua proposta de prestação de serviços deve ser personalizada para cada empresa, exigindo atenção na sua elaboração. Mas isso não é sinônimo de trabalho redobrado para quem conta com o auxílio de um software de gestão.

A ferramenta é essencial para otimizar o tempo e a produtividade, pois engloba diversos serviços, entre eles, acompanhar as movimentações financeiras da empresa, criar e manter um cadastro robusto de clientes, gerar relatórios, comunicar-se com os vendedores em um campo específico da plataforma, redigir contratos, além de ter absoluto controle sobre faturamento e cobrança.

São recursos que refletem no bom desempenho da empresa e, consequentemente, na maior satisfação do cliente, desde a etapa de envio do orçamento, feito online, de maneira prática e individualizada.

Cuidado para não esquecer nenhum dado básico

O objeto do orçamento é a principal informação e não pode ficar de fora da proposta que você vai enviar para o cliente. Ou seja, especifique o serviço que vai ser prestado: fotografia, bufê, redação de texto, elétrica, organização de evento etc. Uma empresa de decoração, por exemplo, pode listar taças, pratos, mesas, arranjos, flores etc.

Identifique o autor do orçamento e o nome do consumidor/empresa para quem o serviço vai ser prestado.

Aponte, também, a data em que o orçamento está sendo entregue e o seu prazo de validade. O Código de Defesa do Consumidor estipula 10 dias, mas as partes podem acordar um prazo diferente.

Os produtos e as respectivas quantidades são as principais informações, mas o orçamento para clientes também precisa informar:

  • o vendedor responsável pelo orçamento;
  • os dados do cliente interessado;
  • a data em que o orçamento foi criado e o prazo de validade da proposta;
  • todas as formas de contato da empresa: e-mail, telefones, redes sociais;
  • o valor unitário dos produtos e total;
  • o local de retirada dos produtos;
  • se há taxa de entrega ou não, quando for o caso;
  • o tempo que você precisa para executar o pedido; e
  • as formas de pagamento que você aceita.

Descreva em detalhes o serviço que vai ser prestado

Seu modelo de orçamento deve conter a descrição completa da prestação de serviço. Quanto mais especificado estiver o trabalho, menor o risco de decepção entre as partes, prevenindo problemas futuros.

Um marceneiro pode incluir: “serviço de marcenaria para confecção e instalação de um home office, em madeira pinos, na cor branca, composto por mesa com gavetas na parte superior dianteira e prateleiras com gavetas na lateral direita”, por exemplo.

Especifique prazo e condições de pagamento

Informe o(s) dia(s) em que o serviço vai ser prestado e quando vai ser concluído (quando for o caso). Prazos de pagamento devem ser estabelecidos nos mínimos detalhes. Exemplos: parcelamento em 10 vezes, sem juros, no cartão de crédito, desconto de 5% no valor à vista etc.

Finalize com a cidade, a data e peça a assinatura do contratante.

Agora que você já sabe como se faz um bom orçamento para clientes, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

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