Relacionamento com o cliente: como fazer bom uso do banco de dados?

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Empresas bem-sucedidas são aquelas que investem em ferramentas modernas de gestão de relacionamento com o cliente. Produtos e serviços existem aos montes e, em meio a tanta concorrência, o que vai diferenciar uma empresa da outra, é a capacidade de surpreender seus clientes, proporcionando experiências além das suas expectativas.

Não é a toa que grandes empresas como Google e Facebook mantêm um banco de dados com informações como histórico de pesquisas, localização, modos de acesso e uma série de outras informações que as auxiliam a traçar o comportamento, as necessidades e os interesses de seus usuários.

Neste post, você vai descobrir como fazer bom uso do banco de dados para gerir o relacionamento com o cliente. Confira!

Gestão de Relacionamento com o Cliente

O Customer Relationship Management (CRM) vai muito além de um software ou aplicativo de vendas. Essa ferramenta tem o objetivo de garantir que a experiência do cliente com a marca seja a melhor possível, desde o momento em que ele conhece a empresa até depois que adquire um produto.

O CRM reúne e organiza informações imprescindíveis sobre o principal ativo de uma organização: o cliente. Esses registros são fundamentais para compor o perfil dos clientes da marca e traçar estratégias de marketing de acordo com a persona.

Seu foco é fidelizar o consumidor e, para isso, busca saber quais informações são relevantes para o negócio, por meio de um banco de dados atualizado. 

Importância de criar e manter um banco de dados

Conquistar, manter e gerir essas informações é um processo complexo, que demanda grande seriedade, já que pode resultar no fracasso ou sucesso da empresa.

A correta manutenção do banco de dados também contribui para o trabalho do departamento financeiro, uma vez que disponibiliza o histórico de compras, pagamentos, formas de faturamento, se são pessoas físicas ou jurídicas, dentre outros fatos importantes. 

O cruzamento dessas informações são muito úteis e ocorrem de acordo com os objetivos do setor em questão. Manter o endereço do cliente atualizado é fundamental para localizá-lo, evitando a inadimplência, por exemplo. 

Etapas da gestão de relacionamento com o cliente

O livro Como Revolucionar o Marketing de Relacionamento aponta seis etapas do processo de gestão do relacionamento com clientes. Acompanhe:

1. Descobrir clientes

Uma estratégia vencedora de gestão de relacionamento com cliente é não deixar de buscar novos mercados para a empresa crescer sempre. Portanto, evite fixar-se única e exclusivamente no “perfil ideal”.

2. Conhecer os clientes

É importante conhecer profundamente seus clientes e definir um perfil ideal para segmentá-los, assim como consultar o histórico de suas interações quando for necessário.

Encontrar um interesse comum de sua clientela para relacioná-lo com o produto ou serviço que sua empresa vende, é uma excelente tática para promover a sensação de proximidade.

3. Manter o relacionamento com o cliente

Depois de qualificar a pessoa como potencial cliente, mantenha o contato e esforço de vendas, investindo em conversas significativas para levá-los até a conversão. 

4. Verificar se receberam mesmo o que foi prometido

Tenha certeza de que os produtos ou serviços foram entregues no prazo ou enviados de acordo com as especificações corretas. É preciso manter um relacionamento próximo e pessoal, focado em atender às necessidades do cliente.

5. Assegurar que o cliente receba o desejado

Depois de fechar o negócio e verificar que receberam o que foi prometido, o vendedor precisa assegurar que o cliente receba exatamente o que deseja em todos os detalhes.

6. Assegurar que o cliente se mantenha na empresa

Um cliente bem atendido, que se serve de produtos e serviços variados ao longo do tempo, pode ser mais rentável para o negócio. É nisso que se baseia um relacionamento duradouro.

Bem, os passos acima vão ajudá-lo a proporcionar melhores experiências para seu público, aumentando a audiência e, consequentemente, o faturamento. Vale ressaltar que, para que sua empresa seja bem sucedida, é importante que você invista em softwares que tornem mais eficiente a gestão de relacionamento com o cliente.

Agora que você já sabe a importância da gestão de relacionamento com o cliente, então, entre em contato conosco. Temos a solução que sua empresa procura!

 

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